Nutrição Funcional Anti-Aging

Com o passar dos anos, nosso corpo sofre muitas alterações clínicas e fisiológicas, tanto por efeitos externos como internos. Quando passamos a entendê-los e conhecemos as propriedades dos alimentos conseguimos favorecer a melhora das desordens estéticas e retardar o envelhecimento da pele.

É bastante comum encontrar pessoas com deficiência de vitaminas e ácidos graxos essenciais. A suplementação oral de minerais, vitaminas e ácidos graxos essenciais pode modular a função cutânea, melhorando o aspecto da pele. Mas tudo deve ser feito com muita cautela, para se evitar excessos que podem levar a outros problemas.

Para iniciar esse tipo de tratamento é necessário avaliar as possíveis deficiências dietéticas e corrigir os erros alimentares. O segredo está nas substâncias antioxidantes e antiinflamatórias contidas nos alimentos. Essas substâncias quando são absorvidas pelo organismo revestem as células, criando uma espécie armadura contra os radicais livres, pois eles em excesso oxidam a célula e ainda podem desencadear doenças graves.

Confira os 10 alimentos anti aging que não podem faltar no seu cardápio!

1. Amêndoas

As amêndoas, ricas em energia, diminuem o colesterol e ajudam os diabéticos, diminuindo o seu açúcar no sangue. As amêndoas são ricas em aminoácidos reforçando os níveis de testosterona e o crescimento muscular. São também ricas em vitamina E, que reforça as defesas do organismo aos raios solares.



2. Batata-doce

A batata doce é um dos alimentos mais saudáveis do planeta. Além de combater os efeitos do tabaco e ajudar a prevenção da diabete, a batata-doce contém glutationa, um antioxidante que pode aumentar o nível de nutrientes no metabolismo, reforçar o sistema imunológico, bem como proteger da Alzheimer, Parkinson, doença hepática, fibrose cística e ataque cardíaco. A batata doce está carregada de vitamina C que suaviza as rugas estimulando a produção de colágeno.



3. Uvas

Possui muitas fibras e tem resveratrol, flavonóide na casca da uva, deixa o sistema imunológico e as artérias mais jovens, reduzindo câncer, derrame, perda da memória e doenças cardíacas. O resveratrol também vem sendo relacionado com a inibição da carcinogênese. Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você mais bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce.



4. Cenoura

Fonte de beta caroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. A cenoura é aconselhada não só pela sua importância para a saúde dos olhos, mas também pela sua outra função nutritiva, que é proporcionar maciez na pele. A cenoura estimula o apetite e facilita a ação intestinal, excitando a secreção da bílis.E ainda aumenta o número de glóbulos vermelhos do sangue, por isso é tão recomendada em casos de anemia. Também auxilia o organismo a defender-se das infecções e seu suco combate as cólicas nefréticas, podendo ser usada contra o reumatismo. É bastante diurética também.



5. Tomate

Há duas coisas que precisa saber sobre tomate: 1º os vermelhos são os melhores, porque contem mais licopeno antioxidante. 2º os tomates aquecidos e macerados são melhores para a saúde, pois favorecem a disponibilidade do antioxidante licopeno. Uma dieta rica em licopeno pode diminuir o risco de cancro na bexiga, nos pulmões, na próstata, na pele e no estômago, bem como ajudar a eliminar da pele o efeito dos radicais livres e do envelhecimento causado pelos raios ultravioleta.



6. Castanha do Pára

Ela é fonte de vitamina E, selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), previne câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide, fortalece a imunidade, reduz a toxidade de metais pesados e age no combate aos radicais livres.Apenas uma castanha é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio no organismo humano.



7. Mirtilo

Este fruto mirtilo contém pouca caloria, é baixo em gorduras e tem muitos benefícios nutricionais. É carregado de antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento, prevenir câncer, reduzir o risco de doenças cardíacas, infecções do trato urinário. Beber suco de mirtilo ajuda a dexintoxicar o corpo, estimula o sistema imunológico e permite que as vitaminas e nutrientes sejam absorvidas rapidamente na corrente sanguínea.



8. Semente de Linhaça

Diversos estudos indicam que a linhaça é uma das principais fontes de ácidos graxos do tipo ômega 3 que é protetor contra as doenças cardiovasculares, pressão alta, trombose, desenvolvimento e crescimento das crianças, doenças auto-imunes, diminui o colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue. Pode também ativar o metabolismo, auxiliando a combater a obesidade. Aumenta a imunidade devido ao alto poder antioxidante; previne câncer de mama e próstata. Ricas em proteínas e fibras, estas pequenas sementes oferecem uma carga de ômega-3, que ajuda a apagar manchas na pele.



9. Chá Verde

Os flavonóides contidos no chá verde são conhecidos lutadores contra o envelhecimento. Ao evitar a oxidação celular, mantém as células vivas por mais tempo. O chá verde também combate os radicais livres a inflamação causada pela exposição à luz solar. Devido aos mesmos efeitos antioxidante, o chá verde possivelmente retarda o processo do envelhecimento da pele em geral como o surgimento de rugas, bolsas sob os olhos, manchas na pele. Feito com as folhas da Camellia Sinensis, o poder do chá verde está nas suas altas concentrações de antioxidante como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides, estimulantes como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor, entre outros), além da teofelina, que é um potente vasodilatador.



10. Maça

A maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. Essas substâncias diminuem a oxidação do colesterol, impedindo que ele se acumule nas artérias. É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.