10 bons motivos para ir ao nutricionista

Se você acredita que o nutricionista só ajuda quem precisa emagrecer, está na hora de mudar de opinião. Aproximadamente 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes tipo II e 40% dos cânceres poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável, defende o Ministério da Saúde. Ou seja, a importância do nutricionista vai muito além da perda de peso. Leia mais abaixo!

1. Saúde em primeiro lugar
Uma refeição balanceada e colorida (rica em nutrientes) é capaz de diminuir o risco de infartos, diabetes, hipertensão, e até proteger contra o câncer. O nutricionista atua de maneira preventiva através da alimentação equilibrada, dificultando ou até impedindo o aparecimento de uma série de doenças.

2. Imunidade em alta
Uma boa imunidade defende nosso organismo de agentes infecciosos que existem no ambiente (vírus, bactérias, fungos, parasitas, protozoários e corpos estranhos) que podem nos causar doenças. Uma alimentação rica em nutrientes faz com que fiquemos doentes poucas vezes, principalmente por gripes e resfriados.

3. De bem com seu peso
Quando o excesso de peso é o problema, o tratamento com um nutricionista além de ajudá-lo a emagrecer, faz com que você não recupere mais os quilos perdidos. É preciso lembrar que a obesidade é mais do que uma questão estética, é uma questão de saúde. O nutricionista é o profissional responsável por realizar uma avaliação nutricional e programar a perda de peso através de um plano alimentar personalizado.

4. Gravidez saudável
O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto. A adequação de nutrientes e o ganho de peso adequado são fundamentais para uma evolução positiva da gestação, evitando o surgimento daquelas doenças normalmente vistas no período gestacional como diabetes e a síndrome hipertensiva gestacional, além de problemas como a má formação do feto e recém-nascido de baixo peso.

5. Como está a sua disposição?
Está se sentindo sempre cansado? Através do equilíbrio da alimentação, o paciente torna-se uma pessoa mais produtiva no trabalho, com mais disposição para executar as tarefas cotidianas e para praticar atividades físicas.

6. Atividades físicas
Realizar atividade física para emagrecer ou ganhar massa muscular, sem acompanhamento nutricional pode ser uma má ideia. Praticantes de atividades físicas ou atletas conseguem atingir um melhor desempenho e condicionamento físico quando recebem orientação nutricional.

7. Intestino funcionando com um relógio
Todos nós temos em nosso intestino bactérias boas e ruins. As bactérias boas devem estar em maior quantidade, para uma boa defesa imunológica e ótima absorção de nutrientes provenientes da dieta ou da suplementação. Porém, muitas pessoas tem disbiose (desequilíbrio nas bactérias intestinais), podendo provocar constipação, diarreia e o aparecimento de doenças infeciosas. Um nutricionista poderá ajudá-lo a melhorar estes distúrbios, fortalecendo seu sistema imunológico e deixando seu intestino funcionando como um reloginho!

8. Nutrição antienvelhecimento (Anti aging)
Não tem jeito: nós envelhecemos desde o momento em que nascemos. Mas algumas pessoas podem ser organicamente mais jovens do que a idade que têm. Em outras palavras, existem caminhos que ajudam a atrasar o relógio interno e conservar homens e mulheres saudáveis e jovens por mais tempo. Para isso, o nutricionista age inserindo nutrientes funcionais específicos (antioxidantes e fitoquímicos) no seu plano alimentar.

9. Comendo bem sem culpa
Tem medo que sua alimentação fique restrita e sem graça consultando um nutricionista? Ele indicará refeições que combinam com seu perfil, auxiliando na mudança do comportamento alimentar. Se você é do tipo que não gosta de cozinhar, prefere comer na rua e não quer se preocupar com comida, o nutricionista irá orientá-lo como usufruir deste prazer sem culpa ou estresse!

10. Pele, cabelos e unhas fortes e saudáveis
Pele, cabelos e unhas necessitam de cuidados especiais para se tornarem saudáveis. Os cabelos, por exemplo, necessitam de diversas vitaminas e minerais para crescerem bonitos e sedosos, como a Biotina, a vitamina D, o Cálcio, o Zinco e o lodo. As unhas também refletem o estado nutricional do indivíduo. Unhas quebradiças podem ser por deficiência de cálcio. Tratamentos realizados por esteticistas ajudam, mas não resolvem a causa do problema. Se não houver uma alimentação adequada, sob orientação de um nutricionista, o resultado pode não ser o esperado.