A DIETA DETOX

A dieta detox, que é uma técnica da Nutrição Funcional, preconiza restaurar o equilíbrio do organismo, a fim de prevenir ou auxiliar no tratamento de doenças acarretadas por desordens metabólicas, entre elas a obesidade.

Se você apresenta sintomas como desânimo, insônia, inchaço, pele e cabelo sem vida, alergias, mau funcionamento intestinal, falta de concentração, excesso de gases, dores de cabeça e dificuldade de perder peso, vale a pena experimentar a detox.

O objetivo é a transformação de toxinas em substâncias hidrossolúveis para serem eliminadas do organismo por meio da urina, suor, fezes ou lágrimas. Esta dieta somente é aplicada após uma avaliação nutricional detalhada, individualizada e personalizada pela nutricionista.

A perda de peso acaba sendo uma conseqüência desta dieta, já que a nossa alimentação cotidiana é pobre em vitaminas e está repleta de alimentos ricos em corantes, conservantes artificiais, hormônios, açúcar refinado, agrotóxico, aditivos químicos e excesso de medicamentos. Ou seja, estamos constantemente expostos à substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo.

Para atingir este objetivo são retirados alguns alimentos que causam uma sobrecarga no organismo. O acompanhamento nutricional é essencial durante a detox para que a pessoa não desenvolva nenhuma carência funcional devido à restrição. Após o período estipulado com o paciente, a nutricionista vai reintroduzir gradualmente os alimentos que foram retirados para que a pessoa tenha um resultado satisfatório em longo prazo.

O cardápio detox precisa conter frutas, verduras, legumes orgânicos (se possível), carnes magras, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), cereais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), semente (linhaça, semente de abóbora e girassol) e muito líquido (água mineral, chás, água de coco). Deve-se caprichar nos temperos naturais.

Nada do que uma boa reeducação alimentar para dar continuidade ao processo de desintoxicar o organismo, diminuindo o consumo de alimentos calóricos e frituras, além de aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes.