DETOX NO ESPORTE


Depois de virar moda nos Estados Unidos, despertar o interesse das celebridades e se tornar conhecido mundialmente, a Dieta Detox, também conhecida como dieta desintoxicante, vem conquistando novos adeptos da geração saúde. O método, que tem como principal finalidade a limpeza e depuração do organismo, colabora para a perda de peso e o ganho de energia. Ela é rica em alimentos com o poder de retirar as toxinas do organismo, com destaque para o limão, principal elemento presente na lista dos alimentos que a compõem. E de responsabilidade do nutricionista identificar o momento ideal para aplicação desse tipo de dieta.

Como funciona o Detox
A Dieta Detox é um elemento importante no processo de purificação do organismo, apesar do fígado ter condições de remover, sozinho, as impurezas nele presentes, é sempre bom uma ajuda extra para eliminar as toxinas na nossa alimentação. Com o passar do tempo, essas toxinas vão se acumulando no organismo, através do consumo de frituras, conservantes, alimentos com gordura trans ou cultivados com agrotóxicos, além de exposição ao sol e uso do fumo. Todos esses agentes externos favorecem o acúmulo de toxinas, sobrecarregando o organismo e proporcionando tudo o que não queremos para nossa saúde: Cansaço, baixa resistência, falta de concentração, sono durante o dia, alergias e sobrepeso. Com o cardápio farto de alimentos funcionais como frutas, fibras, castanhas e hortaliças, que possam otimizar a destoxificacao de xenobioticos , o que sem duvida favorecera a saúde e a performance esportiva. O limão galego, elemento principal do programa, colabora com sua ação alcalinizante, melhorando assim o funcionamento do organismo. Ele também é rico em terpeno, que auxiliará o fígado na eliminação destas toxinas. Funcionais, esses alimentos deixam o organismo mais resistente e devem ser ajustados ao padrão de aumento e das necessidades nutricionais do atleta,respeitando a sua individualidade bioquímica, além de fornecer boa nutrição.

Dieta Detox
Com duração aproximada de 10 a 15 dias, a dieta pede bastante rigor e dedicação. Alimentos como:

  • • Refrigerante, leite de vaca e derivados
  • • Aditivos químicos, paes e biscoitos refinados e doces
  • • Açúcar, adoçante artificial, café, chá preto , bacon, carne vermelha
  • • Lingüiça, salame, frituras, gordura trans devem ser eliminados




 

Nesta fase, daremos preferência para o limão, chá verde, água (média de dois litros ao dia), azeite de oliva extra virgem, melancia, amêndoas, nozes, castanhas do Pará, semente de linhaça e folhas verdes, como por exemplo, brócolis, couve, rúcula e chicória. As refeições da Dieta Detox favorecem a faxina do organismo e a perda de peso, mas, nem sempre incluem proteína animal.


 


Suco Detox

Os Sucos Detox são feitos com frutas, verduras e hortaliças naturais (de preferências orgânicas e sem agrotóxicos). Ou seja, não têm contra-indicações e podem ser consumidos à vontade, a qualquer hora do dia. Dependendo, claro, dos seus objetivos e da dieta que está seguindo.

Para quem está em uma Dieta Detox, é bom saber mais sobre a dieta específica e os sucos indicados para ela. Para quem só quer dar uma limpada e melhorada no funcionamento do corpo, os momentos mais oportunos para investir nos Sucos Detox são depois de festas ou finais de semana com consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos.

Ingredientes antioxidantes são a principal arma dos Sucos Detox, e eles estão em várias frutas e verduras. É importante variar a composição dos sucos, escolhendo sempre o que estiver na época ou mais fresco. Você pode variar um pouco as receitas, conforme seu gosto.